RIO + 20 / ECO 92

CULTURA RACIONAL NA ECO/92 e RIO +20
CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DAS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS
ONU

 

selo_rio+20

Confira mais Fotos (clique aqui)

Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, durante o evento da ECO / 92 (Conferência Internacional das Organizações das Nações Unidas/ONU para o Meio Ambiente) a Cultura Racional, através de sua Banda de música (Banda União Racional UNIVERSO EM DESENCANTO) e seus estudantes-caravaneiros, contribuiu com o tema central – Meio Ambiente -. Esta participação caracterizou-se pela divulgação da importância e valorização da natureza, através do conhecimento e reconhecimento dessa como fonte geradora de todos os recursos naturais. Tal evento realizou-se no Aterro do Flamengo.

Vinte anos depois, a Cultura Racional inserida no mesmo contexto das contribuições sociais e humanitárias para o meio ambiente, participou de outra Conferência Internacional da ONU. Através do Instituto HUMANITARE (agência ligada à Organização das Nações Unidas no Brasil para a sociedade civil), a Cultura Racional recebeu o convite para ingressar à Agenda Oficial da RIO+20, alinhada com o tema central – Desenvolvimento Sustentável.

Esta participação evidenciou-se na Abertura Oficial da Semana Mundial do Meio Ambiente entre os dias 03 e 04 de julho de 2012. No primeiro evento foi realizado um desfile cívico pela Orla Marítima nas Praias do Leblon e Ipanema com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Rotary Club Internacional e Lions Club, juntamente com a Banda Racional e estudantes-caravaneiros, com cerca de três mil integrantes. Já no segundo evento, em espaço reservado, a Banda Racional juntamente com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, realizou a Abertura Oficial da Agenda RIO+20 & VOCÊ para autoridades nacionais e internacionais, nas dependências do Rio Planetário – Fórum vinculado à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Pela participação neste evento, a Cultura Racional recebeu o Selo da ONU – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Evidência das ações práticas à tentativa de sensibilizar e conscientizar a sociedade civil para o alerta às mudanças na natureza, visando um mundo melhor.

Portanto, reforçamos a expressão do compromisso humanitário da Cultura Racional ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.

(Fonte: Dossiê Cultura Racional)

selo_rio+evoce rio+20 humanitare

est